sábado, 24 de setembro de 2011

2º Semestre => 2ª Aula: A Lei, Torah, Canôn, Canône, Kanóni:

O termo Lei na teologia se refere a TORAH = introdução ensino.
Esta Lei, a Torah foi dado por Deus a Moisés no Monte Sinai por volta do ano 1.450 A.C.
CANÔN, CANÔNE, KANÓNI,

Os 5 primeiros livros = PENTATEUCO, que originou o primeiro canôn biblico, também usada a palavra canône, que deu origem a palavra grega kanóni que significa regra.

Em Hebraico quer dizer Kenéh que também significa medida. Os livro canônicos são aqueles considerados pelos judeus e pela igreja cristã, inspirados por Deus.

A Bíblia foi escrita por homens inspirados por Deus, como de autênticas inspirações divina. Vivemos a dispensação da inocência e da graça.

Existem 2 tipos de Lei:

  1. A lei dos homens
  2. A lei de Deus
A lei dos homens se refere a constituição federal. A lei de Deus se refere aos mandamentos. A lei dos homens se refere a nossa vida física e a de Deus a nossa vida espiritual, além também, de reger os relacionamentos entre o próximo e estabelecer como o ser humano deve se relacionar com Deus. 

Deus determinou 10 leis. Vieram para demonstrar principios espirituais, morais, do caráter santo de Deus. E vós me sereis um reino sacerdotal e o povo santo. Estas são as palavras que falarás aos filhos de Israel.E veio Moisés, e chamou os anciãos do povo, e expôs diante deles todas estas palavras, que o SENHOR lhe tinha ordenado.Então todo o povo respondeu a uma voz, e disse: Tudo o que o SENHOR tem falado, faremos. E relatou Moisés ao SENHOR as palavras do povo. Exodus 19:6-8. 

O 1º mandamento, o maior estabelecido = Adoração ao única e exclusiva. Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.Não terás outros deuses diante de mim.Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Exodus 20:2-4. 
A idolatria é uma transgressão contra a Lei, infração grave. O n.º 10, é o símbolo e o conceito de Deus, fala sobre totalidade representando todas as igrejas, representa 100% das igrejas (mas apenas 50% serão salvos).
Uma das causas que farão a perda da salvação é o comércio dentro das igrejas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário