sexta-feira, 23 de setembro de 2011

1ª Aula: As 7 Dispensações:

Dispensações são períodos em que Deus tratou com o ser humano.

São 7 as dispensações:

  • 1ª Inocência => vai até a expulsão do paraíso
  • 2ª Consciência => vai até Noé culminando no dilúvio
  • 3ª Governo Humano  => vai de Noé no período da idolatria humana até Abraão
  • 4ª Promessa => começa em Abraão e vai até Moisés
  • 5ª Lei => começa com Moisés e a criação a Lei, vai até João Batista
  • 6ª Graça => começa com Jesus no seu sacrifício redentor para perdão de toda a humanidade com Deus até os dias de hoje.
  • 7ª Milenio => começará após a volta de Jesus a Terra e terminará com o julgamento do diabo, seus anjos  que se rebelaram contra Deus e todo homem ou mulher que não creu em Jesus para a salvação dos seus pecados.
Dispensação da Lei:

Quando não se respeita a Lei, você está transgredindo a ordem de Deus. A Lei de Deus veio para ser vivida tanto no velho como no novo testamento.

Lei => Ainda hoje vivemos nos principios basilares
Rm 4:16 :
"Porquanto procede da fé o ser herdeiro, para que seja segundo a graça, a fim de que a promessa seja firme a toda a descendência, não somente à que é da lei, mas também à que é da fé que teve Abraão, o qual é pai de todos nós."
At: 2:39 : E mostrarei prodígios em cima no céu; e sinais embaixo na terra, sangue, fogo e vapor de fumaça.
Atos 13:32 E nós vos anunciamos as boas novas da promessa, feita aos pais,
Gálatas 3:14 para que aos gentios viesse a bênção de Abraão em Jesus Cristo, a fim de que nós recebêssemos pela fé a promessa do Espírito 
E, se sois de Cristo, então sois descendência de Abraão, e herdeiros conforme a promessa. Galatians 3:29 
A saber, que os gentios são co-herdeiros, e de um mesmo corpo, e participantes da promessa em Cristo pelo evangelho; Ephesians 3:6 
Porque o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir. 1 Timothy 4:8 
 Sendo que é gloriosa a promessa de sua volta.
E dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação.Eles voluntariamente ignoram isto, que pela palavra de Deus já desde a antiguidade existiram os céus, e a terra, que foi tirada da água e no meio da água subsiste.Pelas quais coisas pereceu o mundo de então, coberto com as águas do dilúvio,Mas os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro, e se guardam para o fogo, até o dia do juízo, e da perdição dos homens ímpios.Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia.O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se. 2 Peter 3:4-9
Vida eterna - E esta é a promessa que ele nos fez: a vida eterna. 
1 John 2:25 


Lei significa = ordenança, mandamento, comando. Procedimentos elaborados por autoridades competentes para garantir o direito, ordenar e obrigações.
Aqui no Brasil a lei máxima é a Constituição Federal C.F. Art. 5 inciso II. Assim é o conceito geral embutido na palavra "Lei" na Biblia sagrada.
A palavra de Deus é a maior lei que existe, por motivos:

  • 1º Por que vale para vida física.
  • 2º Por que vale para vida espiritual. Porém, respondendo Pedro e os apóstolos, disseram: Mais importa obedecer a Deus do que aos homens.
    Acts 5:29. 
    Então se apresentaram ao rei e, a respeito do edito real, disseram-lhe: Porventura não assinaste o edito, pelo qual todo o homem que fizesse uma petição a qualquer deus, ou a qualquer homem, por espaço de trinta dias, e não a ti, ó rei, fosse lançado na cova dos leões? Respondeu o rei, dizendo: Esta palavra é certa, conforme a lei dos medos e dos persas, que não se pode revogar.
    Então responderam ao rei, dizendo-lhe: Daniel, que é dos filhos dos cativos de Judá, não tem feito caso de ti, ó rei, nem do edito que assinaste, antes três vezes por dia faz a sua oração.
    Daniel 6:12-13
No conceito teologico da dispensação, Lei se refere de Moisés até João Batista.

Um comentário: